Saiba mais sobre o prédio e o CIEMPI
Você sabia?!?!
O prédio onde está o CIEMPI, foi construído para ser creche dos filhos dos funcionários da Empresa Argos Industrial S.A, inaugurada em 1945.
Freiras Salvatorianas viviam e cuidavam do local. Alguns ex-alunos relataram que tinham muita curiosidade para acessar o local em que elas moravam, segundo eles era proibido entrar. Os que conseguiam entrar, eram carinhosamente retirados do local.
Aqui, na época da administração da empresa Argos, havia atendimento médico e odontológico, cinema, além de ter uma pequena capela e um salão de festas que era emprestado aos funcionários para casamentos, aniversários e outros eventos.
No ano de 2018, a Unidade de Gestão de Educação iniciou um trabalho de pesquisa para implantação do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância.
O prédio que está o CIEMPI, bem como todo o complexo Argos é tombado pelo Condephaat.
O CIEMPI recebeu em 2021, o assentimento do instituto Rubem Alves para adotar a denominação desse grande educador, passando a se chamar Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância Rubem Alves.
As ações, atuações e possibilidades do CIEMPI, foram garantidas por meio da emenda à Lei orgânica nº 96 de 21 de junho de 2022.
Em 2022, pelo Projeto de Lei nº 13.869 o auditório do CIEMPI foi denominado FERNANDA MANZUTTI DA ROCHA, a Fernandinha. Fernandinha foi e é símbolo da luta contra a Leucemia e essa denominação visa enaltecer as políticas voltadas para a infância, inerentes ao espaço e ações do CIEMPI.