Portal da Educação | https://educacao.jundiai.sp.gov.br

III SAP

A Semana de Atualização Pedagógica é uma ação formativa promovida pela Unidade de Gestão de Educação desde 2018. Realizada na primeira semana do ano letivo, logo após as férias escolares, a SAP tem como objetivo mobilizar todos os educadores da rede municipal de ensino de Jundiaí para participarem de momentos de estudo, aprendizado e trocas de experiências, que fomentam práticas inovadoras e contribuem com a qualidade da educação oferecida aos meninos e meninas, jovens e adultos.


Em todas as edições são abordados temas que buscam subsidiar as demandas formativas decorrentes das propostas pedagógicas que serão implementadas pela UGE no ano vigente, dentre os quais podemos destacar: Educação Emocional, Matemática, Disciplina Positiva, Meditação, Produção de Texto, Currículo, Teatro, Cinema, Atividades Físicas, Inclusão, Arte, Tecnologia, Alimentação Saudável e tantos outros assuntos foram oferecidos para todos os profissionais da rede. O tema do evento neste ano foi “O Currículo Jundiaiense e as Ações do CIEMPI (Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância) como políticas públicas de continuidade para o município de Jundiaí”, e recebemos como palestrantes: Emília Cipriano, Lourdes Atié, Beatriz M. Ferraz, Heloísa de Oliveira Macedo, Irene Vida Gala, Grupo SOBREVENTO – Cia de teatro para bebês, Jones Henrique Martins, Vasti Atique, Sandra Regina B. Guzmán, Levindo Diniz Carvalho, Mônica Buava, Cia de Teatro de Jundiaí, entre outros.


Participam do evento, simultaneamente, os quatro mil servidores municipais da Educação: Agentes de Serviços Operacionais, Assistentes de Administração, Assistentes de Direção, Coordenadores Pedagógicos, Cozinheiros, Diretores de Escola, Educadores Infantis, Estagiários, Professores, Supervisores e Zeladores, que tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos a partir da escuta de profissionais renomados nacional e internacionalmente.


Todas as palestras, oficinas, workshops e vivências ofertadas no decorrer desta semana trouxeram, para além da reflexão e da teoria, ações e estratégias que contribuem para uma escola mais ativa que compreenda as crianças na atualidade.