Portal da Educação | https://educacao.jundiai.sp.gov.br

VI SAP

A Semana de Atualização Pedagógica é uma ação formativa promovida pela Unidade de Gestão de Educação desde 2018. Realizada na primeira semana do ano letivo, logo após as férias escolares, a SAP tem como objetivo mobilizar todos os educadores da rede municipal de ensino de Jundiaí para participarem de momentos de estudo, aprendizado e trocas de experiências, que fomentem práticas inovadoras e contribuam com a qualidade da educação oferecida aos meninos e meninas, jovens e adultos.


Em todas as edições são abordados temas que buscam subsidiar as demandas formativas decorrentes das propostas pedagógicas que serão implementadas pela UGE no ano vigente, dentre os quais podemos destacar: Competências Socioemocionais; Aprendizagem Significativa; Currículo Jundiaiense e ações do CIEMPI; Desemparedamento da Escola; O Natural, o Digital e o Ensino Híbrido.


Participam do evento, simultaneamente, os quatro mil servidores municipais: Agentes de Serviços Operacionais, Assistentes de Administração, Assistentes de Direção, Coordenadores Pedagógicos, Cozinheiros, Diretores de Escola, Educadores Infantis, Estagiários, Professores, Zeladores, que têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos a partir da escuta de profissionais renomados nacional e internacionalmente.


Com o advento da pandemia, em 2021, a SAP passou a ser realizada na modalidade remota, permitindo um alcance ainda maior, atingindo educadores de outras cidades, estados e países.


Em 2023, retomaremos a realização da abertura do evento na modalidade presencial, que acontecerá no Teatro Polytheama e também será transmitida ao vivo pelos canais da TVTEC.


Nos demais dias, além de webinários que abordarão questões fundamentais para a “transformação da escola”, contaremos com a participação de alguns de nossos Educadores Transformadores, que socializarão suas “Práticas Exitosas” oriundas dos ciclos formativos promovidos em 2022. Esta ação tem como objetivo, valorizar a autoria pedagógica dos profissionais da rede municipal e o processo de remodelação de seus fazeres por meio de partilhas e conhecimentos cocriados.


A VI Semana de Atualização Pedagógica terá como tema “Educador Transformador: do percurso formativo à transposição didática” e proporcionará a imersão em diversos contextos teóricos e práticos que fomentarão inúmeras reflexões, aguçando nossos saberes, nossas experiências e novos conhecimentos.