Portal da Educação | https://educacao.jundiai.sp.gov.br

VI SAP

A Semana de Atualização Pedagógica é uma ação formativa promovida pela Unidade de Gestão de Educação desde 2018. Realizada na primeira semana do ano letivo, logo após as férias escolares, a SAP tem como objetivo mobilizar todos os educadores da rede municipal de ensino de Jundiaí para participarem de momentos de estudo, aprendizado e trocas de experiências, que fomentem práticas inovadoras e contribuam com a qualidade da educação oferecida aos meninos e meninas, jovens e adultos.


Em todas as edições são abordados temas que buscam subsidiar as demandas formativas decorrentes das propostas pedagógicas que serão implementadas pela UGE no ano vigente, dentre os quais podemos destacar: Competências Socioemocionais; Aprendizagem Significativa; Currículo Jundiaiense e ações do CIEMPI; Desemparedamento da Escola; O Natural, o Digital e o Ensino Híbrido.


Participam do evento, simultaneamente, os quatro mil servidores municipais: Agentes de Serviços Operacionais, Assistentes de Administração, Assistentes de Direção, Coordenadores Pedagógicos, Cozinheiros, Diretores de Escola, Educadores Infantis, Estagiários, Professores, Zeladores, que têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos a partir da escuta de profissionais renomados nacional e internacionalmente.


Com o advento da pandemia, em 2021, a SAP passou a ser realizada na modalidade remota, permitindo um alcance ainda maior, atingindo educadores de outras cidades, estados e países.


Em 2023, retomaremos a realização da abertura do evento na modalidade presencial, que acontecerá no Teatro Polytheama e também será transmitida ao vivo pelos canais da TVTEC.


Nos demais dias, além de webinários que abordarão questões fundamentais para a “transformação da escola”, contaremos com a participação de alguns de nossos Educadores Transformadores, que socializarão suas “Práticas Exitosas” oriundas dos ciclos formativos promovidos em 2022. Esta ação tem como objetivo, valorizar a autoria pedagógica dos profissionais da rede municipal e o processo de remodelação de seus fazeres por meio de partilhas e conhecimentos cocriados.


A VI Semana de Atualização Pedagógica terá como tema “Educador Transformador: do percurso formativo à transposição didática” e proporcionará a imersão em diversos contextos teóricos e práticos que fomentarão inúmeras reflexões, aguçando nossos saberes, nossas experiências e novos conhecimentos.

01/02 – 8h30 –   “A transformação da educação se constrói pela ação dos educadores” – Prof. António Nóvoa:  

02/02 – 8h30 – ” A educação integral e a escola contemporânea” – Prof.ª  Pilar Lacerda: 

02/02 –  10h30 – ” Infância, cidadania e Educação Integral na cidade” – Prof.  Levindo Diniz Carvalho: 

02/02 – 14h –  ” Educadores que se transformam para transformar vidas pela educação” – Prof.ª  Anna Penido: 

02/02 – 16h – ” Documentar e Registrar: ferramentas do professor reflexivo. Entre o ideal e o real, o possível!” – Prof.ª  Maria Alice Proença:

03/02 – 8h30 – ” Professor que inspira – Robótica com Sucata pela Ressignificação da Educação” –  Prof.ª  Débora Garofalo: 

03/02 – 16h ” Narrativas em roda: possibilidades para pensar o brincar na escola” –  Prof.ª Cícera Aparecida Escoura Bueno e  Prof.ª Cleane Aparecida dos Santos: