Aconteceu no CIEMPI
LEITURA/LITERATURA
– Projeto Contém Sonhos – os estudantes da rede municipal recebem uma sacola retornável, que é enviada para casa com um livro para leitura no final de semana. Até o momento 106 EMEBs e CMEJA foram atendidos, totalizando 39.000 educandos da rede municipal de Jundiaí.
– Projeto Diálogos Personalizados Jundiaí – a cada bimestre, os gestores das escolas recebem uma obra para lerem com a equipe e depois participam de um encontro no CIEMPI ou por meio de uma live com o autor do livro para troca de ideias, hoje temos 115 assinaturas entre EMEBs e Departamentos.
FORMAÇÕES
– “InspirAR-TE” – ações realizadas para a equipe gestora. Em 2022, participaram de um encontro com o Professor Severino Antônio e com a presença da presidente do Instituto Rubem Alves, Maria Amélia Moscom, o evento “Prosa Carinhosa”, um momento de muitas trocas e poesia. Ainda no mesmo ano, visita ao Instituto CPFL, com a exposição “Arte Moderna na Metrópole: 1947-1951”.
No ano de 2023, foi ofertada a visita ao CCBB, com a exposição “STUDIO DRIFT- VIDA EM COISAS”. Em 2024 a proposta foi direcionada a visitação na Pinacoteca da Estação de São Paulo, com a Exposição “Sol fulgurante – arquivos de vida e resistência”. A exposição conjunta ocupou o 2º andar da Pina Estação e teve a curadoria de Lorraine Mendes.
– Encontros, vivências e partilhas – em 2023 representantes de 10 cidades visitaram o Centro Rubem Alves Sobral-CE, Estância Velha-SP, Cabreúva-SP, Campo Limpo Paulista-SP, Louveira-SP, Santos-SP, Várzea Paulista-SP, Vinhedo-SP, Guaraci-SP e Mogi das Cruzes-SP.
– Projeto Crescer em Paz: Vozes de autoria – promoção e acompanhamento do Projeto com os professores Severino Antônio e Katia Tavares, e Equipe da EMEB Geralda Berthola Facca, ocorrendo momentos no CIEMPI, on-line e na escola.
– Formações em parceria – Arte na primeiríssima infância com Diana Tubenchlak e palestra com Fred Machado.
– Interação com Colégio Santa Cruz e o Colégio Divino Salvador com ações que ocorriam no CIEMPI.
– Parcerias com instituições para formação – Redelê, PUC Campinas e USP.
EXPOSIÇÕES
– “A Criança e a Imaginação da Matéria”, de Gandhy Piorski: a exposição aconteceu em 2022 e foi resultado de um estudo de materialidade e educação realizado ao longo de mais de dez anos em meios urbanos e rurais do Brasil, os objetos construídos por crianças a partir de materiais de refugo industrial compõem a exposição, do renomado escritor, educador e pesquisador brasileiro Gandhy Piorksi. A exposição teve 60 dias de visitação e contou com a presença de 1780 pessoas de 4 estados diferentes, 21 municípios além de educadores de escolas contratadas, particulares e estaduais, bem como estudantes e instituições de ensino que se fizeram presentes.
Além da exposição, houve a oferta de uma Live: “O que dizem as crianças”, que teve a participação de aproximadamente 2200 educadores. Uma característica marcante dessa exposição é que o pesquisador busca que algumas obras das crianças da cidade, que abriga e exposição no momento, estejam em seu acervo. Para tanto, duas EMEBs de Jundiaí foram elencadas para que esse processo ocorresse, dessa maneira em torno de 50 obras jundiaienses agora fazem parte do acervo do pesquisador.
– Mostra Scofinamenti – Atravessar Fronteiras sujeitos vivos/paisagens digitais”: a mostra ocorrida em 2022, apresentou projetos desenvolvidos nas escolas do Município de Reggio Emilia (creches e pré-escolas), na Itália, com o diálogo entre a natureza e o digital, numa proposta de exposição-ateliê.
Possibilitou reflexões sobre as mídias digitais e sua importância em diálogo com a natureza, a formação de educadores com relação ao uso da tecnologia, a valorização dos elementos naturais e a potencialização da documentação pedagógica como uma prática de valorização da aprendizagem e como ferramenta na compreensão da relevância das múltiplas linguagens no processo de ensino.
A abordagem educacional de Reggio Emília é uma referência mundial em políticas públicas para a infância, sendo a Mostra Sconfinamenti reconhecida mundialmente por ser uma experiência inovadora e com valioso poder transformador de práticas na cultura da infância.
Jundiaí é a cidade brasileira, que de forma inédita, trouxe por meio do sistema público municipal de ensino, em parceria com a Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho, uma exposição capaz de promover a inovação e a atualização de conceitos e práticas educacionais, com elevado potencial benéfico ao ensino, as pesquisas e a extensão, marcando a história da educação no município e no Brasil, considerando o potencial da cidade na construção das políticas públicas para a infância. A Mostra teve 30 dias de visitação e contou com a presença de atelieristas de Reggio Emilia em sua montagem, que foi realizada junto com as equipes gestoras das escolas municipais de Jundiaí. Foram 1800 pessoas visitando a Mostra, que foram acompanhadas por representantes da Reggio Children no Brasil em parceria com a Fundação Cintra Gordinho. Visitaram a Mostra pessoas de 5 estados diferentes, 46 municípios, além de educadores de 70 Escolas Municipais de Jundiaí, educadores de escolas contratadas, particulares e estaduais, bem como estudantes e instituições de ensino de Jundiaí e região.
– Espaços do SIM: com a curadoria da Professora Doutora Karine Ramos, ocorreu no primeiro semestre de 2023, e a exposição teve 30 dias de visitação. Apresentou ambientes educativos completos em 3 diferentes ateliês, com mobiliário das Coleções do Ateliê Quero Quero, com materiais multissensoriais, específicos para cada faixa etária, que buscam trazer bem estar e ao mesmo tempo potencializar investigações.
Na oportunidade foram 1400 visitantes, de 5 países diferentes, 10 estados e 30 cidades paulistas. Além disso, ocorreram momentos formativos presenciais com a equipe do Ateliê e uma live com o mesmo tema, que contou com a participação de aproximadamente 2500 educadores.
– “Abrigos para Sonhos e Corpos”: da artista Stela Barbieri, ocorreu no segundo semestre de 2023. Exposição em parceria com a equipe do Binah Espaço de arte, que teve 40 dias de visitação e a presença de aproximadamente 1000 pessoas ao longo dos dias. Pessoas de 26 municípios, educadores de 104 EMEBs e educadores de 6 instituições particulares.
– Curadoria da Exposição “As cem linguagens pela paz”. Em 2017, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 16 de maio como Dia Internacional da Convivência em Paz, relembrando o compromisso permanente em promover a cultura de paz e não-violência, daí surge a ideia da UGE em realizar uma ação para potencializar essa data.
Sabemos que a intencionalidade nas escolas pela convivência harmoniosa e respeitosa, é clara e presente, dessa maneira fez-se um convite e as escolas puderam voluntariamente aderir à proposta. Dessa maneira, puderam realizar uma ação na própria escola, ocupações em espaços próximos à escola com pequenos gestos pela convivência harmoniosa e pela paz ou ainda materializar as ações em objetos ou documentação ações, projetos já realizados, para expor no Paço Municipal de Jundiaí.
EVENTOS REALIZADOS AQUI
– Participação no Encontro Brasileiro Cidade das crianças e Fórum Internacional das Infâncias, com o Painel que abordou o Direito à Educação, com especialistas de Jundiaí, Ceará e do MEC. Presença de pessoas ligadas à educação nacional e internacional.
– Apresentação da Rede Cidade das Crianças para pesquisadores. Representantes de universidades de todo o Brasil estiveram reunidas no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância Rubem Alves (CIEMPI), com o fundador da Rede Mundial de Cidade das Crianças, Francesco Tonucci, e com a coordenadora das Redes Internacionais de Cidade das Crianças, Lorena Morachimo.
– Encontros da Undime , com dirigentes regionais da educação de várias cidades.
– Concessão de espaço para realização de eventos das Unidades Escolares do município: comemoração de Jubileu, festas de final de ano, ações compartilhadas, etc.
– Concessão de espaço para ensaios teatrais e companhias musicais, bem como gravação de peças teatrais e apresentações musicais.
PRESERVAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA
– Carta de serviços com estudantes das escolas da rede municipal de Jundiaí. O projeto Conhecer para Cuidar tem o objetivo de estimular e sensibilizar seus participantes com relação à importância de um dos patrimônios históricos e culturais da cidade de Jundiaí – a creche dos filhos dos funcionários da Indústria Argos S/A.. Por meio de uma proposta lúdica, os estudantes são convidados a conhecer, explorar e salvaguardar esse patrimônio, ao final recebem um exemplar da coleção no qual está a maquete do CIEMPI.
– Realização e instalação de Linhas do tempo. Foram confeccionadas e instaladas Linhas do Tempo em Unidades escolares e prédios ligados à educação municipal, nas quais são contadas as histórias locais e o percurso histórico da educação municipal.O objetivo é disponibilizar essas informações à comunidade escolar e à população em geral.
CONCURSO BRINC@R.COM
– Organização do concurso Brinc@r.com, ,que em 2024 chega a sua 3ª edição. Este é um concurso de vídeos para estudantes da rede municipal de ensino. Por meio de uma inscrição, as crianças devem gravar suas brincadeiras em espaços públicos da cidade, de maneira criativa, com recursos digitais (câmera, celular, tablet, etc), mostrando como e com quem brincam. Em sua 1ª edição, em 2022 foram 133 inscrições,em 2023, já na sua 2ª edição o concurso alcançou 629 inscritos com mais de 1200 pessoas na cerimônia de premiação no Teatro Polytheama, a 3ª edição acontece em 2024 e terá algumas novidades em seu formato, além da noite de premiação que ocorrerá no Parque da Uva.
PROJETO FAMÍLIA NA ESCOLA
O Programa busca intensificar a aproximação dos pais e famílias dos estudantes da rede municipal de ensino com as equipes escolares, um trabalho que incentiva a parentalidade positiva entre pais, cuidadores, avós, tios, enfim, a união entre aqueles que são responsáveis pelo cuidado e formação da criança. Por ser um projeto piloto, foi avaliado e acompanhado por uma equipe composta por profissionais de universidades como a UNIFESP e a USP.
PESQUISAS E EXTENSÃO
– Acompanhamento de pesquisas e projetos. O CIEMPI é o órgão da educação municipal, responsável por acompanhar, organizar, e documentar toda e qualquer pesquisa acadêmica que ocorra em nossa cidade e que de alguma maneira abarque algum dado relacionado à educação jundiaiense, seus profissionais e/ ou estudantes. Todas essas pesquisas ficam registradas em nosso acervo para futuras consultas ou utilizações por outros pesquisadores, através desse repositório, o canal de Pesquisa mantém-se sempre atualizado. Desde sua criação, o CIEMPI estabeleceu e vêm estabelecendo diversas parcerias de estudos, projetos e parcerias com pesquisadores de dentro e fora do Brasil que buscam desenvolver seus trabalhos acadêmicos ou projetos junto à rede municipal de ensino, como por exemplo: Universidade de Loughborough (Inglaterra), Universidade de Kyoto (Japão), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ- MG), Universidade do Vale do Taquari (Univates – RS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) , Universidade São Francisco (USF), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Faculdade Estácio de Sá, Faculdade Anchieta), Faculdade Anhanguera Jundiaí, Faculdade de Medicina de Jundiaí(FMJ) além de acompanhamento com pesquisas de algumas parcerias estabelecidas com institutos. Nesse sentido, temos por exemplo o acompanhamento de todo o Projeto “Aprendizagem para Corações e Mentes” da ONG educacional GAIA +, em parceria com o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE) e a Emory University.
Recebemos também, ainda nessa linha de pesquisas, estagiários que desejam realizar essa etapa dos seus estudos junto ao CIEMPI.