Portal da Educação | https://educacao.jundiai.sp.gov.br

Núcleo de Formação Permanente

O Núcleo de Formação Permanente do CIEMPI tem por finalidade pensar a formação dos professores, diretores de escola, assistentes de direção, supervisores escolares, coordenadores pedagógicos, agentes de desenvolvimento infantil, cozinheiros, assistentes administrativos e agentes operacionais por meio de pesquisas com as equipes escolares.

Formações em andamento

Planejando com o CIEMPI

Esse encontro pretende colaborar com o planejamento e projetação dos espaços, a partir da escuta das crianças e dialogar com o projeto político pedagógico.

Chá de Cadeira

O contato com a leitura parte da vivência e da própria concepção que o professor tem, provenientes das experiências de leitura que recebeu em contextos escolares e também em outros espaços. Nesse sentido, o CIEMPI institui o “chá de cadeira: encontros para gostar de ler” que possibilita aos educadores da rede compartilharem uma história, um texto e/ou um livro que gostam entre os participantes e ampliar o universo cultural.

Documentação Pedagógica

Os objetivos desse grupo são estudar os conceitos que perpassam a documentação pedagógica a partir da perspectiva da prática democrática, refletir sobre como tornar visíveis os processo de aprendizagens dos meninos e meninas, bem como a importância do processo reflexivo dos educadores e a comunicação com as famílias.

Uma conversa entre os pares

Este encontro pretende refletir sobre as imagens de criança que permeiam nossas concepções, trazendo contribuições dos sujeitos que atuam com crianças nas escolas jundiaienses. Neste período de distanciamento social, visitamos virtualmente a realidade de muitas crianças. Nossas relações com as famílias e concepções partilhadas permanecem as mesmas? De que forma podemos pensar a infância por meio de concepções partilhadas entre os pares, as famílias e as contribuições das próprias crianças.

Cine Clube CIEMPI

O cinema e os documentários são fontes de cultura, informação e estratégia de formação, reflete (e representa) uma totalidade social concreta, compõe um conjunto complexo de sugestões temáticas que podem ser apropriadas para uma reflexão crítica. Nesse sentido, oportunizar o contato com a linguagem do cinema pode ampliar nosso universo cultural e fazer várias leituras de mundo.

Brincando de casinha

Este minicurso tem a pretensão de discutir a potencialidade do jogo simbólico, em especial, a brincadeira de casinha. São dois encontros, sendo que no primeiro deles trataremos sobre os referenciais teóricos e, no segundo encontro faremos uma exposição virtual, por meio de fotos já existentes do acervo dos educadores do cotidiano das suas escolas, ou ainda, planejadas durante o desenvolvimento do minicurso. As fotos farão parte do nosso “festival de delícias”. Solte a sua criatividade! Venha com a gente!

CIEMPI – Janelas abertas

Esta modalidade de formação promove encontros e workshops de pequena duração para apoiar os estudos em andamento pelas unidades escolares, a partir dos referenciais que transitam no CIEMPI.

Roda de conversa: as contribuições de Mário de Andrade para a infância

Neste encontro vamos dialogar com o trabalho realizado por Mário de Andrade durante a sua atuação no Departamento de cultura no Estado de São Paulo, na qual foi um grande incentivador da implantação dos Parques Infantis. Nosso objetivo é estabelecermos algumas aproximações entre o seu trabalho com o contexto atual que estamos vivendo, no que se refere à pandemia, tendo como foco pensar as potencialidades das áreas abertas bem como a relação com a natureza.

A exploração da natureza pelas crianças e a elaboração do pensamento matemático

O planejamento, a seleção dos materiais, os agrupamentos, a observação e as boas perguntas feitas pelo educador podem possibilitar às crianças desenvolverem o pensamento matemático. Para este trabalho teremos como foco os contextos da natureza.

(Re) Inventando a Escola

O contexto atual, de uma pandemia, afetou globalmente a humanidade e exigiu que se pensasse, e repensasse nas práticas cotidianas de um modo geral, fomos chamados a reinventar a escola. Esta formação tem o intuito de promover reflexões sobre o uso dos espaços externos para o planejamento de contextos investigativos.