Portal da Educação | https://educacao.jundiai.sp.gov.br

II Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar

Publicada em 10/05/2022 às 13:45

Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), realizará entre os dias 18 a 21 de maio, a II Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar, com atividades on-line. A participação é aberta ao público, sem a necessidade de inscrição prévia.

Confira a programação e se organize para participar!

Dia 18/05 – Quarta-feira

Manhã
Atividade 1 – 8h30 às 9h – Experiência Exitosa: Plano de Cuidados em Alergia Alimentar do Município
Nutricionista Maria Ângela Delgado, diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição e Érika Campos Gomes, doutora e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

Atividade 2 – 9h às 9h40 –  Alergia Alimentar, Diagnóstico e Prognóstico
Dra Ariana Yang, doutora em Ciências pela USP, Coordenadora dos Ambulatórios de Alergia Alimentar, Esofagite Eosonifílica e Dermatite Atópica do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do HC FMUSP, médica assistente do Serviço de Alergia e Imunologia da Unicamp, Diretora Clínica do Instituto de Alergia Campinas (IAC).

Atividade 3 – 9h40 às 10h20 – Alergia Alimentar e os Aspectos Nutricionais
Dra Raquel Bicudo, nutricionista, doutora em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Unifesp, pesquisadora associada à disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria da Unifesp, docente em cursos de capacitação profissional sobre Alergia Alimentar.

10h20 às 10h30 – Tempo destinado para  perguntas do público com a mediação da psicóloga Érika Campos Gomes.

LINK PARA ACESSO DAS ATIVIDADES 1, 2 E 3

Tarde
Atividade 4 – 14H às 14h40 – Anafilaxia por Alimentos: Como Identificar e Agir
Dra. Ana Carolina Rozalem Reali, médica Pediatra, Alergista Imunologista e Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Unifesp/EPM, membro do Comitê Científico de Alergia Alimentar da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

14h40 às 14h50 – Tempo destinado para  perguntas do público com a mediação da psicóloga Érika Campos Gomes.

LINK PARA ACESSO DA ATIVIDADE 4

Dia 19/05 – Quinta-feira

Atividade 5 – 9h às 10h – Oficina On-line com Tati Piva, padeira da Natural do Japi – Preparo de receita inclusiva: pão sem glúten e sem leite.`

LINK PARA ACESSO À ATIVIDADE 5

Dia 20/05 – Sexta-feira

Atividade 6 – 9h às 10h – Seletividade Alimentar
Dra Mariana del Bosco, Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo, Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, membro do Indiana (International Network for Nutrition Allergy).

LINK PARA ACESSO À ATIVIDADE 6

Dia 21/05 – Sábado – Evento presencial

Caminhada “Todos Juntos e Misturados no Mundo das Crianças” (importante: usar roupas confortáveis, boné ou chapéu, protetor solar e levar garrafa de água)

9h – Concentração – Praça das Bandeiras (próximo ao Mirante, entrada pelo letreiro “Mundo das Crianças”, quadra de tênis)