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SAP: mais de 4 mil educadores envolvidos em formação e capacitação

Publicada em 07/02/2019 às 17:28

A II Semana de Atualização Pedagógica (SAP), organizada pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), se encerra nesta quarta-feira (6) com a mobilização de mais de 4 mil educadores da rede de Ensino Municipal. Foram mais de 100 palestras oferecidas – em vários horários e locais – com o objetivo de atualizar os profissionais que atuarão nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), a partir do dia 11, com o retorno das aulas. Como marco do evento, a assinatura da parceria para a implementação no currículo do Ensino Fundamental do idioma italiano, além da língua portuguesa e inglesa, já constantes na grade.


Luzia Bueno ministra palestra no auditório do Paço Municipal, na quarta-feira (6)

A II Semana de Atualização Pedagógica (SAP), organizada pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), se encerra nesta quarta-feira (6) com a mobilização de mais de 4 mil educadores da rede de Ensino Municipal. Foram mais de 100 palestras oferecidas – em vários horários e locais – com o objetivo de atualizar os profissionais que atuarão nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), a partir do dia 11, com o retorno das aulas. Como marco do evento, a assinatura da parceria para a implementação no currículo do Ensino Fundamental do idioma italiano, além da língua portuguesa e inglesa, já constantes na grade.

Com temas variados, a SAP movimentou espaços públicos e privados. “O evento está sendo um grande sucesso para a cidade. A participação é excelente e recebemos muitos elogios dos participantes pela iniciativa. As palestras contribuem para a instrumentalização dos educadores, que não são apenas os professores, como os diretores, coordenadores, cozinheiros, assistentes administrativos, assistentes de desenvolvimento infantil entre outros que colaboram para o desenvolvimento global dos estudantes.”, detalha a gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques.

Luzia Bueno, professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade São Francisco (Itatiba), doutora em Lingüística Aplicada pela PUC-SP, debateu o  tema “O texto e o ensino da Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “A Base Nacional muda o olhar sobre o tema ‘texto’ e inclui a questão da imagem. São aspectos multissemióticos importantes que auxiliam os profissionais”, detalha.


Temas variados vão desde consumo consciente, educação emocional até a Base Nacional Comum Curricular

Vanessa De Marchi ingressou na rede municipal de ensino como professora na semana passada. “Esse evento é muito importante para que os professores tenham informações atualizadas para preparar as aulas e agregar bagagem diversificada para o ensino da língua portuguesa e matemática. Existem várias frentes que podem ser abordadas”, comenta a nova professora, que acompanhou três palestras até a manhã de quarta-feira (6).

Ana Carla Gonçalves é professora de alunos do 3º ano da Emeb Prof. Marly De Marco Mendes Pereira, no Fazenda Grande. “A SAP é um instrumento importante para a atualização dos professores e demais educadores. Os conteúdos são interessantes e proporcionam um incentivo para o início do ano letivo”, detalha.

A II SAP também marcou a comemoração de um ano do programa Escola Inovadora. A data foi celebrada com a assinatura de parceria para a capacitação de 40 professores para o ensino da língua italiana para os alunos do ensino fundamental. Nesta primeira fase serão 40 salas que terão as aulas, ainda no primeiro semestre, de um terceiro idioma, já que além da língua portuguesa, o inglês foi inserido na rede jundiaiense a partir dos quatro anos de idade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


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