Portal da Educação | http://educacao.jundiai.sp.gov.br

Na Emeb Flórida Mestag, revitalização da lagoa é confirmada para os alunos

Publicada em 18/06/2018 às 08:32

Na escola, o prefeito elogiou a iniciativa dos alunos em favor da cidade

Menos de um mês após a visita dos alunos da Emeb Flórida Mestag ao Paço Municipal, o prefeito Luiz Fernando Machado e técnicos da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e da DAE estiveram na escola, nesta sexta-feira (15), para confirmar que o projeto para recuperação da Lagoa Espelho D’água será iniciado.

“Os alunos fizeram o ciclo completo: apresentaram o problema, encontraram a solução e compartilharam com a Prefeitura. A disposição das crianças encurtou o caminho para que as medidas fossem tomadas para a execução da melhoria”, ressaltou o prefeito. “É uma clara demostração de ajuda em favor da cidade”, disse.

O gestor de Serviços Públicos, Adilson Rosa, afirmou que, após a ida dos alunos à Prefeitura, em maio, uma equipe de engenheiros e arquitetos esteve na lagoa para fazer avaliações. “Trata-se de uma área de proteção permanente e, por isso, precisamos conseguir uma licença junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para fazer o desassoreamento daquela região”, explicou. “Já estamos trabalhando o desenho do projeto e ele receberá a prioridade merecida, para ser executado ainda este ano”, garantiu o gestor.

Também participaram do encontro com os alunos a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques, e o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares.

Vamos renascer a lagoa?
A Emeb, em 2017, dentro do projeto institucional da escola, iniciou um trabalho de estudo do meio ambiente e de biomas de Jundiaí. Começaram olhando a escola e ampliaram para o bairro. Os alunos verificaram algumas questões na região. Entre elas, a necessidade de revitalizar uma lagoa/espelho d’água. Os 130 estudantes da escola (grupo 5 anos e Ensino Fundamental) fizeram visitas ao local e acabou nascendo esse projeto mais específico para o espaço, o “E aí, vamos renascer a lagoa?”

A primeira ação prática foi a discussão coletiva das necessidades. Na sequência, a confecção de uma maquete com ideias para o local. Além da limpeza, com a retirada de terra e de mato, os alunos desejam que ao redor da lagoa seja construída uma pista de caminhada, um parquinho, uma academia ao ar livre, além de horta e canteiro comunitário.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ




Link original: https://educacao.jundiai.sp.gov.br/2018/06/18/na-emeb-florida-mestag-revitalizacao-da-lagoa-e-confirmada-para-os-alunos/