Portal da Educação | http://educacao.jundiai.sp.gov.br

Oficina sobre prevenção de dores reúne cozinheiros no Complexo Argos

Publicada em 24/05/2018 às 07:47

Mais de 60 cozinheiros participaram, nesta quarta-feira (23), no Complexo Argos, de mais uma etapa da oficina de cuidados e de prevenção de dores, promovida pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), em parceria com a Unidade de Promoção da Saúde (UGPS). A ação faz parte do programa Escola Inovadora, que tem como um dos pilares a valorização dos profissionais.

Ao todo, a oficina terá três encontros, com o objetivo de auxiliar os profissionais, ofertando informações para a melhoria da qualidade de vida e também para a prevenção de doenças. O foco do segundo dia foi integração interpessoal e exercícios terapêuticos. Os responsáveis por passar as dicas para o grupo foram a fisioterapeuta Cristina Padoin e o educador físico Samuel Almeida, ambos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 4) da UGPS.

“Hoje, estamos mostrando exercícios possíveis de serem feitos em casa e que vão gerar analgesia e bem estar para as partes física e emocional. É importante que as pessoas saibam que a dor melhora a partir do momento que se faz algo diferente”, resumiu Cristina.

Resultados

De acordo com a diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição da UGE, Maria Angela Delgado, o retorno dos participantes tem sido positivo. Uma nova turma está prevista para o mês de agosto. “Muitos relataram o quanto se sentiram bem acolhidos e, principalmente, como as práticas já refletiram no dia a dia. A ideia é lançar uma semente para que a prática dessas ações, de atividade física, seja uma constante.”

A cozinheira Maria Fernanda Gusmão saiu satisfeita do encontro e ansiosa para a última etapa da oficina, na próxima quarta-feira (30). “Estou adorando. É realmente um momento nosso, onde brincamos, encontramos amigos e fazemos atividades físicas importantes para o nosso bem estar.”

O projeto terapêutico, desenvolvido pela equipe do NASF 4, é realizado há dois anos, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em Centros Comunitários.




Link original: https://educacao.jundiai.sp.gov.br/2018/05/24/oficina-sobre-prevencao-de-dores-reune-cozinheiros-no-complexo-argos/