Educação avança na implantação do projeto de robótica

Publicada em 03/01/2018 às 10:14

Projeto de robótica: o objetivo é ampliar as possibilidades dos alunos das escolas municipais

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) deu mais um passo para a implantação do projeto de robótica na rede municipal de ensino. Dia 19 de dezembro, a gestora Vasti Ferrari Marques, recebeu o diretor de atividades do Sesi, Mario Eugênio Simões Onofre, o supervisor Anderson Pires Macorin e o analista técnico Moisés Aparecido da Silva, ambos da rede Fab Lab Escola, para conversar sobre a iniciativa e visitar locais, no Complexo Argos, onde poderá ser instalado um FAB LAB (abreviação do termo em inglês fabrication laboratory).

De acordo com a gestora de Educação, ao desenvolver o projeto, o objetivo é ampliar as possibilidades dos alunos das escolas municipais.  A robótica, além de abarcar conteúdos como pesquisa, matemática e solução de problemas, possibilita o desenvolvimento de trabalhos em grupo.

“Estamos discutindo uma parceria que é importante para nós, pensando na nova escola que queremos ter, com tecnologia e com ambientes de estimulação. A criança, desde pequena, precisa ser estimulada a resolver problemas, a criar estratégias e a partilhar conhecimento. Essas são habilidades para o mundo, para o mercado de trabalho”, ressaltou Vastí.

Para o diretor de atividades do Sesi, a conversa foi proveitosa e a expectativa é que, em 2018, Jundiaí tenha um projeto inovador. “São duas instituições que tem objetivo comum na educação e no desenvolvimento da cidade e das pessoas. A partir de agora, vamos nos dividir em grupos temáticos para discutir as questões legais, técnicas e estratégicas dessa parceira.”

A reunião também contou com representantes das Unidades de Gestão de Finanças e Governo (UGFG), e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), que estão auxiliando no desenvolvimento da iniciativa.

Intercâmbio
Em outubro, alunos da equipe Jedi’s, do Sesi Jundiaí CE 179 (Vila Progresso), que conquistaram a “Open Internacional United Kingdom’, um dos principais torneios de robótica do mundo, visitaram escolas municipais para socializar a experiência, já introduzindo as crianças no universo da robótica. A iniciativa atingiu cerca de 500 estudantes.

Em novembro, foi a vez de diretores de escolas visitarem o FAB LAB do Sesi Jundiaí, no Jardim São Camilo. O grupo participou de uma aula para conhecer como ideias podem ser conectadas e materializadas, a partir da fabricação digital, eletrônica e programação.

A UGE finalizará um cronograma para a definição dos próximos passos da implantação do projeto.

Leia mais sobre

Link original: https://educacao.jundiai.sp.gov.br/2018/01/03/educacao-avanca-na-implantacao-do-projeto-de-robotica/