Alunos plantam mudas de espécies nativas na Roseira

Publicada em 03/01/2018 às 09:53

Cerca de 300 mudas foram plantadas pelos alunos

Pensando no futuro do bairro onde mora, o aluno Charles dos Anjos de Souza, 10 anos, da escola municipal Duilio Maziero, participou com os colegas, dia 14 de dezembro, de um plantio de mudas de árvores de espécies nativas em um sítio no bairro Roseira. A ação foi promovida pela Concessionária CCR AutoBAN e integra o Programa Nascentes, desenvolvido por meio de uma parceira da Prefeitura de Jundiaí, com a DAE, a The Nature Conservancy (TNC) e empresas como a Ambev e Coca-Cola Brasil.

Cerca de 300 mudas foram plantadas pelos alunos que, antes, participaram de um bate-papo sobre a importância da preservação ambiental. A ação prevê, ao todo, o plantio de 1500 árvores na região dos bairros Roseira e Caxambu. A medida é a compensação ambiental das obras do Complexo Viário de Jundiaí, acordadas entre a concessionária e os órgãos ambientais ligados ao governo do Estado.

“Ao também integrar os alunos a essa ação de recuperação de áreas degradadas, a ideia é que eles se conscientizem sobre a importância da preservação ambiental e envolvam as famílias nessa questão”, destacou a engenheira florestal da CCR AutoBAn, Elisa Dias Alves da Silva.

“Nos bairros envolvidos existem muitas nascentes e é importante que as crianças saibam o quanto elas são importantes e atuem na preservação, se tornando uma geração consciente e atuante”, completou a professora Walkiquiria Plaza Nunes, do Núcleo de Educação Socioambiental da Unidade de Gestão de Educação (UGE).

Para Charles, a data ficará marcada. “Está sendo um dia bem especial. Estou muito empolgado, porque estamos ajudando o nosso bairro e pensando no futuro dele.”

Durante três anos, período necessário para o desenvolvimento das mudas, a concessionária fará a manutenção das áreas, com ações de adubação e de controle de pragas. Os alunos ajudarão, acompanhando o crescimento de cada nova árvore.

Leia mais sobre

Link original: https://educacao.jundiai.sp.gov.br/2018/01/03/alunos-plantam-mudas-de-especies-nativas-na-roseira/